quarta-feira, 9 de março de 2011

Aprendendo

Estou numa fase muito interessante da minha vida. A fase do prefiro ouvir do que falar. Eu, hiperativa do jeito que sou sempre achei que isso seria impossível entretanto me surpreendi comigo mesma mais uma vez. Descobri que ouvir antes e falar depois pode ser gratificante. Por exemplo, quando algo não me faz bem eu vou dizer mas não mais no calor do momento e apenas após pensar nos porques, prós e contras da situação.

Essa é uma característica que desenvolvi e acho ela particularmente interessante. Mas como tudo na vida ela tem seu lado ruim. Não aprendi a ser assim de um dia para o outro, claro que não. Quem me dera! Foi tomando diversos chutes, pontapés e tropeções da vida que acabei ficando desse jeito. E pode me chamar de egocêntrica mas acho que isso define aquele conceito de sabedoria..Não, não me julgo o Dalai Lama pelo amor de Deus! Mas pelo menos sei que conquistei algo depois de uma experiência, logo, isso é sabedoria!!! Ou pelo menos é o que dizia o livro.

Claro que acabei ficando intolerante. Não consigo ver as pessoas errando. Pelo menos não os mesmos erros que cometi. E não consigo ver as pessoas não aprendendo com os próprios erros! Ah meu Deus como é difícil! Não achem que sou prepotente e que me julgo acima dos outros. Não faço isso. Só que sofro ao ver as pessoas que amo se magoando e persistindo no erro..sofro com elas, sofro por elas. 


Mas no final das contas, não temos como controlar o destino das coisas. Se eles passam por isso é por algum motivo, afinal, nada é por acaso. Pelo menos é a minha filosofia atual de vida. Nós já tivemos nossa chance de aprender e se o fizemos, bem, senão passaremos de novo até que a lição seja captada. Não temos como evitar que as pessoas que amamos errem, elas precisam aprender e um dia, se juntar a nós e aumentar o time dos impacientes com os erros alheios. 


A vida é simples, uma seqüencia de aprendizados e a unica certeza que temos é que vamos apanhar até aprender...cada um ao seu tempo...mas no final valerá a pena. Pelo menos espero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário